Os sistemas tradicionais de aquecimento usam combustíveis fósseis dispendiosos. Uma bomba de calor funciona mais eficientemente e conserva mais energia que um sistema de aquecimento tradicional baseado em combustíveis fósseis ou electricidade. Apenas é cobrada uma pequena quantidade de electricidade, mas é um investimento que compensa. A partir de 1 kilowatt de electricidade a bomba de calor produz 3 a 5 kilowatts de calor.
Ambientalmente são:
Estamos cada vez mais preocupados com o ambiente
Os sistemas de aquecimento tradicionais, que dependem fortemente dos combustíveis fósseis, estão a cada dia que passa a ser mais escrutinados devido à batalha contra as emissões de CO2. Uma vez que 66 a 80% do calor gerado pela bomba de calor provém de uma fonte renovável (o ar), esta moderna tecnologia satisfará as solicitações de redução de CO2 e torna a bomba de calor na melhor alternativa quando se pensa em instalar uma nova caldeira.
Energia renovável e inesgotável com painéis solares
Quando combinado com os painéis solares, a bomba de calor utiliza a energia do sol, que continuará a fazer o seu trabalho durante mais outros cinco mil milhões de anos.
Menos emissões de CO2
Você pode fazer um contributo pessoal para um melhor ambiente, uma vez que a bomba de calor não emite CO2 directamente. A bomba necessita de energia mas mesmo sem acesso a fontes renováveis de electricidade, o sistema da bomba de calor emite muito menos CO2 que as caldeiras a combustíveis fósseis.
Fundamentos da bomba de calor:
Qual a magia por trás da bomba de calor?
Tudo começa com o sol. O sol aquece a nossa atmosfera e a camada exterior da crusta terrestre. Num ano, a energia enviada pelo sol para a Terra é 50 vezes superior ao consumo total de energia no nosso planeta. Isto torna o sol numa enorme e interminável fonte de energia.
Nos dias ensolarados, podemos sentir a energia térmica do sol na nossa pele. Mas na realidade, existe sempre muita energia térmica no ar, mesmo em dias frios de inverno e até de noite. E não apenas na Florida ou no Sul da Europa, mas inclusive em países como a Suécia ou a Noruega onde milhares de lares já possuem bombas de calor.
Então porque é que as pessoas hesitam?
As bombas de calor permanecem um mistério para a maioria das pessoas. O conceito de troca de calor a partir de uma fonte fria para um interior frio pode não ser intuitivo para todos numa primeira análise.
Como funciona?
Uma bomba de calor apenas necessita de uma fonte de calor (ar exterior), dois permutadores de calor (um para absorver e outro para libertar o calor) e uma relativamente pequena quantidade de energia motriz para manter o sistema em andamento. Uma bomba de calor extrai energia térmica do ambiente.
A fonte é o ar exterior. A bomba extrai energia a uma certa temperatura, aumenta essa temperatura e liberta-a num meio que, no caso da água vai para os radiadores de baixa temperatura, sistema de chão radiante ou unidades ventilo-convectoras. Entre estes dois meios, o calor é movido por intermédio de um fluido de trabalho.
Compressor – o coração da bomba de calor
À medida que o fluido de trabalho passa pelo evaporador e extrai calor do ar, muda de fase e torna-se um gás. Aqui é onde o compressor entra. Quando comprimimos um gás, a energia térmica no gás é comprimida conjuntamente com as moléculas e em resultado disso, a temperatura sobe. Se enchermos os pneus de uma bicicleta, podemos sentir o ar no seu interior a aquecer, através da borracha.
No interior da sua casa o segundo permutador de calor entra em acção quando o gás comprimido entra no condensador, uma superfície que está mais fria que o gás. Finalmente, o gás condensa e liberta o calor – o calor que aquece a sua casa.
Vantagens:
Menos energia, calor agradável no lar
A bomba de calor aquece com uma eficiência até 5 vezes superior a um sistema tradicional baseado em combustíveis fósseis ou electricidade. Ao fazer uso do calor no ar exterior, usa-se muito menos energia ao mesmo tempo que goza de um nível de conforto estável e agradável.
Custo mínimo de instalação
A bomba de calor retira calor do ar. Não exige trabalhos de furação ou escavação. Ambas as unidades interior ou exterior são compactas. A unidade exterior pode facilmente ser colocada no exterior de qualquer edifício, incluindo apartamentos. Sem chamas nem fumos, não é necessária uma chaminé ou ventilação constante no local onde a unidade interior da bomba de calor esteja instalada.
Configurações flexíveis
A bomba de calor pode ser utilizado quer em novas instalações quer em remodelações, podendo ser ligados a radiadores de baixa temperatura, chão radiante ou unidades ventilo-convectoras. Se já possuir um sistema de aquecimento, não haverá necessidade de o trocar.
Absolutamente seguro
A bomba de calor funciona sem gasóleo, gás ou outras substâncias perigosas – reduzindo potenciais riscos. Além disso, não necessita de uma ligação de gás ou depósito de combustível. Sem riscos de intoxicação, cheiros ou poluição resultante de fugas.
Apoio Comercial:
geral@enerdomus.com.pt
Orçamentos Gratuitos