segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ENERGIA SOLAR TÉRMICA

O recurso solar é uma fonte energética inesgotável presente em qualquer parte do mundo.

Em Portugal, a energia solar média diária é duas vezes superior às necessidades de consumo do nosso país e existe no período de maior consumo energético.



Mapa Solar da Europa

O aproveitamento térmico activo é efectuado através de um sistema constituído por colectores solares, que transferem parte da energia solar incidente sobre um determinado plano para um termofluido, normalmente água. O colector solar é a mais comum das tecnologias de aproveitamento da energia solar térmica activa.

Tipos de Sistemas:

· Circulação em Termosifão- Funciona pelo principio de que um fluído quente é menos denso do que um fluído frio, fazendo com que o que está quente suba e o que está frio desça.
Assim, neste sistema, a água aquecida pelo sol no colector sobe, “empurrando” a água mais fria do depósito, forçando-a a tomar o seu lugar, descendo, para subir novamente quando, por sua vez, for aquecida.

Assim, este sistema não precisa de bomba electrocirculadora para movimentar o fluído, mas o depósito tem de ficar acima do colector, o que normalmente significa ficar em cima do telhado visível.

· Circulação Forçada
- Sistema com bombas electrocirculadoras para movimentar o fluído térmico. É necessário quando não é viável a colocação do depósito acima da parte superior dos colectores e para os grandes sistemas em geral.
Os sistemas podem ainda ser directos - em que o sol aquece directamente a água – ou indirectos, em que o sol aquece um líquido, que por sua vez vai aquecer a água. Este sistema é indicado para locais em que as temperaturas atingem valores muito baixos.


A energia térmica obtida é normalmente, utilizada para a produção de água quente sanitária (AQS), aquecimento de piscinas, aquecimento e arrefecimento do ambiente.


Ver mais em:
www.enerdomus.com.pt